quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Portas

Compartilharemos a partir do legado deixado a nós pelo profeta Joel em um assunto bem interessante, que no culto vespertino do dia dos pais conversamos com os irmãos presentes.
Joel 1: 14 Decretem um jejum santo; convoquem uma assembléia sagrada. Reúnam as autoridades e todos os habitantes do país no templo do Senhor, do seu Deus, e clamem ao Senhor.
O nome Joel significa “Javé é Deus”. Na verdade, seu nome é uma proclamação de fé no Deus de Israel. O profeta traz consigo uma certeza que fará diferença na crise em que ele e o povo estão envolvidos. Em meio à crise e ao desespero o profeta se posiciona bem no centro crítico como representante da esperança de Deus para todos.
Joel 2:21 Não temas, ó terra; regozija-te e alegra-te, porque o Senhor tem feito grandes coisas.

Portas é o nosso assunto.

a)Primeira porta, a porta da dissensão.
Agar e Ismael mandados embora de casa por Sara (Gn. 21)

vers 8 - Cresceu o menino, e foi desmamado; e Abraão fez um grande banquete no dia em que Isaque foi desmamado.

vers 9 - Ora, Sara viu brincando o filho de Agar a egípcia, que esta dera à luz a Abraão.

vers 10 - Pelo que disse a Abraão: Deita fora esta serva e o seu filho; porque o filho desta serva não será herdeiro com meu filho, com Isaque.
Observem: serva e o seu filho, com meu filho

O texto das Escrituras mostra dissensão na família de Abraão. Em Genesis 16 encontramos informações adicionais para a passagem discutida. Ela mostra que, mesmo antes do nascimento de Ismael, a ação de Abraão conduziu à dissensão. Gênesis 16:4 revela que, quando Hagar soube de sua gravidez com Abraão, ela começou a desprezar a esposa de Abraão, Sara. Isso levou Sara a maltratar Hagar e, então, Hagar fugiu de Sara. É interessante notar que Abraão não foi a única pessoa a receber uma promessa de Deus a respeito de seus descendentes. A própria Hagar recebera uma promessa parecida. Em Gênesis 16:9-12, lemos que Deus prometeu a ela muitos descendentes, e que eles seriam muito numerosos para se contar. Isso soa muito parecido com a promessa dada pelo Senhor a Abraão (Gênesis 15:1-5).

b)Segunda porta, a porta que abrimos em Deus.

Oração

Romanos 8: 26-27
vers 26 - Do mesmo modo também o Espírito nos ajuda na fraqueza; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o Espírito mesmo intercede por nós com gemidos inexprimíveis.

vers 27 - E aquele que esquadrinha os corações sabe qual é a intenção do Espírito: que ele, segundo a vontade de Deus, intercede pelos santos.

. "Quanto ao ser humano, somente o espírito que está nele é que conhece tudo a respeito dele. E, quanto a Deus, somente o seu próprio Espírito conhece tudo a respeito dele.." I Cor. 2:11.

Só temos um meio de acesso a Deus, (nossas orações) e nossas orações só podem chegar até ele, através de um nome! o do Senhor Jesus, nosso Advogado.
Santificai um jejum, convocai uma assembléia solene, congregai os anciãos, e todos os moradores desta terra, na casa do SENHOR vosso Deus, e clamai ao SENHOR. “Joel 1:14”

c)Terceira porta, a porta da graça

Graça é uma aceitação positiva e incondicional apesar da outra pessoa. Graça é uma demonstração de amor imerecido, não-adquirido e que não pode ser pago.

2 Samuel 9

“Havia um servo na casa de Saul cujo nome era Ziba. Chamaram-no que viesse a Davi. Disse-lhe o rei: És tu Ziba? Respondeu ele: Teu servo. Perguntou o rei: Não há ainda algum da casa de Saul a quem eu possa mostrar a bondade de Deus? Ziba respondeu ao rei: Ainda há um filho de Jônatas, aleijado de ambos os pés” - 2 Samuel 9: 2,3.
Davi pergunta: "Há alguém..." - é um desejo incondicional, uma questão que flui graça, amor e misericórdia de Deus; O que levaria ao Rei Davi se interessar por alguém da linhagem antecessora do rei, se era comum que o novo rei não tivesse interesse a linhagem anterior do seu reino. Só o amor de Deus derramado em nossos corações nos levam às atitudes reais e tão sublimes como esta do Rei Davi.

Davi pergunta: – Resta alguém? – e este conselheiro responde: – Sim, mas é aleijado.
A resposta de Davi é comovente. Ele prossegue e diz: – Onde ele está? – Não pergunta: – O problema é sério? – Nem sequer indaga como ele ficou nessa condição. Apenas inquiriu: – Onde ele se encontra?

A graça é assim. A graça não procura feitos que mereçam amor. A graça opera em separado da resposta ou da capacidade do indivíduo. A graça é unilateral. Repito, é Deus se dando em plena aceitação de alguém que não a merece e jamais poderá adquiri-la e jamais poderá paga-la. É isto que torna a história de Davi e Mefibosete tão notável. Um rei forte e famoso se humilha e se dá para alguém que representa tudo o que Davi não era!

Davi pergunta simplesmente: “E onde está?”
A mesma atitude é vista no tratamento de Deus conosco e é demonstrada no tratamento de Davi para com Mefibosete. "Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie" (Efésios 2:8-9).

Nenhum comentário:

Postar um comentário