segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Aprendendo com as orações de Neemias

Aprendendo com as orações de Neemias
1ª oração (Ne. 1.5-11)
O que leva Neemias a orar?
Oração em favor dos irmãos necessitados, em grande sofrimento e humilhação.
A quem Neemias ora?
Ao Deus dos céus, Deus grande e temível, fiel à aliança e misericordioso com os que o amam e obedecem aos seus mandamentos.
O que Neemias pede?
Que os ouvidos do Senhor estejam atentos e os olhos abertos à oração que o servo – Neemias – faz em favor dos servos - os filhos de Israel.
Neemias não está dizendo que o Senhor está surdo e cego, mas está pedindo que o Senhor, ao ouvir o seu pedido, que olhe para o seu povo e se compadeça e exerça sua misericórdia. Porque o copeiro conhecia o seu Deus e entendia que o Pai não pode ver o sofrimento do seu filho sem fazer algo para aliviá-lo. Principalmente quando este sofrimento já despertou a compaixão e a misericórdia de uma pessoa que está disposta a abrir mão de sua posição para ajudar o próximo.
Eis a razão porque muitas vezes Deus não responde às nossas orações - não se trata de Deus não se importar, ele sempre sofre com o sofrimento de seus filhos - pois pedimos em favor dos outros, mas não estamos dispostos a ajudá-los; queremos que Deus o faça enquanto nós ficamos em nossa posição de conforto.
Quais os argumentos de Neemias?
1. Confissão de pecados
Confesso os pecados que nós, os israelitas, temos cometido contra ti. Agimos de forma corrupta e vergonhosa contra ti. Não temos obedecido aos teus mandamentos, aos teus decretos e às tuas leis que deste ao teu servo Moisés. (1.6b-7)
O povo pecou, o pecado é coletivo, ainda que ele não fosse houvesse nascido durante os primeiros 470 anos de rebeldia sem que o povo observasse o descanso da terra e que fosse tão jovem quando foi levado ao cativeiro – que já durava quase 70 anos. Neemias entendia que quando o todo povo é porque não houve quem se levantasse contra o pecado; portanto todos, por ação ou cumplicidade, respondem juntos pelos mesmos pecados, e Deus não é injusto em permitir o cativeiro desde os mais antigos até as crianças.
2. Lembrança da aliança de Deus – v. 8-9
Deus não precisa ser lembrado de suas próprias palavras, mas nós precisamos conhecer ao Senhor e às suas promessas. Tanto as promessas de bênçãos, como as promessas de juízo e as de misericórdia e restauração.
3. Esperança – v.10-11
A esperança de Neemias não era vazia, porque era avivada pelas lembranças do agir de Deus em favor do seu povo, pelo modo como formou o povo e como o resgatou do Egito – “com o teu braço forte.”
Neemias tinha a convicção do amor de Deus e por isso clama que o Senhor ouça sua oração e aja em favor do seu povo. Ele diz: “Faze com que hoje este teu servo seja bem-sucedido, concedendo-lhe a benevolência deste homem.”
Esta última frase revela a intenção deste grande administrador. Ele já estava orando - “...passei dias lamentando, jejuando e orando ao Deus dos céus.” (v. 4) - e precisava falar com o rei e sabia que precisava que Deus lhe desse graça diante de Artaxerxes.
Para concluir nossa meditação nesta primeira oração de Neemias, respondamos a algumas perguntas:
• O que temos feito com as informações que recebemos sobre o povo de Deus, sobre os missionários, sobre os sofrimentos do povo de Deus e sobre as ovelhas perdidas da casa de Israel?
• Qual é a nossa disposição quando oramos ao Senhor? Qual tem sido o grau de nossa compaixão e misericórdia?
• Qual o entendimento que temos sobre o ouvir e o olhar de Deus?
• Qual o nosso conhecimento de Deus, de suas promessas, de seus juízos e da esperança que Ele nos dá?
• Em tem se baseado a nossa fé? Num deus do passado ou no DEUS do presente?

Nenhum comentário:

Postar um comentário