domingo, 7 de agosto de 2011

Aprendendo com Neemias

Que lições que aprendemos com Neemias?

Olhando para o primeiro capítulo, começo a destacar o seguinte:

"Palavras de Neemias, filho de Hacalias: No mês de quisleu, no vigésimo ano, enquanto eu estava na cidade de Susã. Hanani, um de meus irmãos, veio de Judá com alguns outros homens, e eu lhes perguntei acerca dos judeus que restaram, os sobreviventes do cativeiro, e também sobre Jerusalém." (Ne. 1.1-2)

Observem que Neemias nos dá uma grande lição: Ele estava no cativeiro, mas trabalhava como copeiro do rei, numa posição privilegiada. No entanto, ele se preocupava com seu povo, com seu próximo.

Qual tem sido nossa atitude? Estamos olhando para nós mesmos, reclamando de nossa própria situação? Estamos acomodados a uma vida tranquila, desejando realizar nossos sonhos? Ou nos preocupamos com o próximo, com as suas necessidades, com o que podemos fazer para ajudá-lo?

Neemias podia agradecer a Deus por sua condição tranquila, mas desejou saber o que se passava com seus irmãos. Não quis apenas saber das dificuldades dos seus irmãos, para ele o saber traz a responsabilidade de ajudar.

Assim, devemos prestar atenção nas coisas que podemos fazer para ajudar o próximo, e não há pessoas mais próximas de nós do que nossa própria família. Então, o que fazeremos para ajudar nosso pai, mãe, irmãos, marido, esposa, etc?

Nenhum comentário:

Postar um comentário